Qual os Pontos Importantes para se Comprar uma Fazenda para Pecuária?

A alguns dias atrás fui interrogado por um amigo sobre quais os pontos importantes na hora da compra de uma fazenda.



Na hora fiz uma reflexão e vi que existem diversos pontos importantes a serem considerados, porem o mais importante é a existência de água, seja em um rio, nascente ou no subsolo. Esta água deve ser abundante o suficiente para todo o rebanho que a fazenda possa vir a abrigar e também potável para seus moradores. Sem água é impossível gerar e criar vidas.



Quanto a topografia, ela é importante, porém nada impede que tenhamos pastagens implantadas em terrenos com declividade, é claro que isso pode gerar um grau de dificuldade, mas nada que seja impossível.

Quanto a fertilidade, podemos trabalhar e melhorar a mesma com o tempo. É claro que isto demanda custo e tempo, mas é perfeitamente possível. Quanto a estrutura do solo, se este for arenoso as gramíneas forrageiras preferem mais do que os solos argilosos e pesados.

Se o solo for raso, podemos optar por gramíneas de sistema radicular superficial e se for pedregoso podemos escolher gramíneas que tolerem este tipo de solo colo o Andropogon.

Se o solo for de várzea que se encharca facilmente, podemos escolher gramíneas que tolerem o encharcamento como a Brachiaria Humidicola ou Llanera.

É muito importante que o pecuarista avalie se existe na região frigoríficos para poder vender sua produção e se não tem qual a distância que terá que percorrer até o mais próximo.

Outro ponto importante é quanto à necessidade de reservas, pois todos sabemos que as exigências de reserva variam de 20 a 80% de reserva. É muito importante que exista esta reserva suficiente para a legalidade da propriedade.

Quanto à existência de infestações de plantas daninhas, é importante que se avalie o quanto será necessário de investimento para se limpar totalmente à área e também avaliar se existem invasoras que possam gerar grandes problemas como o caso da Ciganinha Memora peregrina (Mers), uma invasora bastante complexa para se realizar o controle e que pode vir a desvalorizar o imóvel rural.

Ainda sobre plantas daninhas deve-se procurar avaliar se existem ervas toxicas que podem levar o rebanho a morte.

Outro ponto muito importante é verificar se existem pragas de difícil controle como Cigarrinha das pastagens Mahanarva fimbriolata ou Percevejo Castanho. Com certeza o pecuarista pode contar com um custo extra no seus gastos.

O tamanho da área disponível é muito importante, pois somente com esta informação o pecuarista poderá planejar até a onde poderá chegar o seu negócio.

Finalmente um ponto que mais é avaliado pelos compradores, que é o preço da terra. É muito importante que o pecuarista tenha em mente que quanto mais cara for a sua terra mais competente ele deverá ser na atividade para que assim as contas se fechem de forma positiva.

Podemos concluir que não é tão simples encontrar a melhor propriedade para uma pecuária. Recomendo que sempre se consulte um especialista, para acabar não comprando gato por lebre. O será boi por vaca?

Até a próxima!


Wagner Pires, consultor de pastagem.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

circuito da pecuaria pecuaria sustentavel pastagem sustentavel logo
Atendimento:

Seg.-Sex. (08h às 18h)

wpires@circuitodapecuaria.com.br

www.circuitodapecuaria.com.br

Cel/Whats: 55 19 98112-5298

Fone: 55 19 3894-1865

Skype: wagnerpires1

Rua Ernesto Ferrari, 54
Jd. Explanada II
Indaiatuba/SP
CEP - 13335-585

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Passo a Passo - 10 Etapas