Agora é hora de comprar a semente que vamos plantar!

Tudo tem sua hora e se você vai formar pasto este ano agora é a hora de comprar a semente que você irá usar no seu plantio. Você pode escolher a cultivar que bem entender, escolher a marca que melhor lhe agradar e a qualidade também.

 

Mas tenha certeza que a pastagem que você irá conseguir está diretamente ligada as suas escolhas, principalmente a qualidade de sua semente.

 

No passado não tínhamos muitas escolhas quanto a qualidade pois o nosso Ministério da Agricultura não era tão exigente neste sentido. O que mais víamos era a venda de “Terra com Semente” e o pecuarista sempre procurava a marca “baratinha”, aquela em que o saco de semente era o de menor valor.

 

O vendedor por sua vez orientava o pecuarista a usar um mundão de semente para ter uma boa formação e ele para completar a história, multiplicava aquela recomendação algumas vezes e como diz o ditado “quaiava” o chão de semente. O vendedor saia com os bolsos cheio de dinheiro.

 

Acredite! Muitas vezes a porcaria era tão grande que mesmo assim a formação do pasto ficava ruim, cheia de falhas, mistura de capim e invasoras aos montes. Isso quando não vinha ovos de cigarrinha no meio da terra e empesteava a fazenda desta praga que é tão difícil e caro de se controlar.

 

O pecuarista nunca foi muito chegado a ter plantadeiras ou semeadeiras novas e de qualidade, aí o negócio era mesmo encher a mão de semente para garantir o plantio.

 

 

De uns anos para cá, a coisa começou a mudar bastante. O ministério ficou mais exigente, os técnicos foram fazendo tantas contas para o pecuarista que ele começou a acordar. Diversas empresas de semente tomaram a atitude de fazer um produto diferenciado de qualidade e de semente pura e tratada com diversos produtos que protegem e ajudam a plântula na sua fase inicial de desenvolvimento.

 

Surgiram muitas semeadeiras de ótima qualidade que conseguem regular com precisão para se distribuir uma quantidade satisfatória, muito aquém do mundão de semente que o pecuarista estava acostumado.

 

Cada vez mais a qualidade está vencendo esta batalha e este ano é mais importante ainda o pecuarista fazer as contas. Todos estamos acompanhando os problemas com frete em nosso pais. Muito bem, imagine você trazer uma viagem de muita terra com semente de pastagem, de germinação suspeita, risco de plantas daninhas, pragas como a cigarrinha e um frete bem gordo. Por outro lado, você pode comprar qualidade, segurança, boa germinação e um frete justo.0

 

Todos nós somos livres para fazer as nossas escolhas, mas a nossa colheita será obrigatória!

 

Outro ponto que eu gostaria de alertar a todos é para realizarem as suas compras não em cima da hora, pois isso irá encurtar o seu tempo para aferir a qualidade através de um plantio de uma amostra coletada dos sacos de semente para verificar como ela germina.

 

Compre sempre a semente com nota fiscal, mesmo que isso signifique dar mais dinheiro para os políticos. Exija o atestado de garantia e o boletim de análise. Sempre que lidar com vendedor de qualquer coisa devemos ficar espertos, e com vendedor de sementes de pastagem devemos ficar 200 % mais espertos.

 

Não queira tirar o couro do vendedor querendo fazer um negócio da China, pois isso irá fazer com que ele lhe venda uma semente Made in China! Faça um negócio bom para os dois lados.

 

Finalmente, faça a sua parte. Armazene a semente em local adequado, livre do calor excessivo, da umidade e de roedores e não perca a próxima edição da Feed & Food quando falaremos de preparo do solo.

 

circuito

 

Até Lá.

Wagner Pires

circuito da pecuaria brasil logoAtendimento:
Seg.-Sex. (08h às 18h)

[email protected]

www.circuitodapecuaria.com.br

Cel/Whats: 55 19 98112-5298

Fone: 55 19 3894-1865

Skype: wagnerpires1

Rua Ernesto Ferrari, 54
Jd. Explanada II
Indaiatuba/SP
CEP - 13335-585

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Passo a Passo - 10 Etapas