Muitos pecuaristas focam tanto em alguns pontos e acabam esquecendo e negligenciando em outros de grande importância, vou destacar aqui sobre a importância da qualidade e forma de se usar a água.
Quando falamos de água devemos nos atentar inicialmente ao tamanho do pasto e do volume de unidades animais que iremos colocar neste, lembrando que 1 UA é o equivalente a um animal de 450 kg de peso vivo e este consome em média 50 litros de água/ dia.
Outro ponto importante é a distância extrema do fundo do pasto até a aguada não deve ultrapassar a 600 m para gado de corte e em condições planas.
Outro ponto importante é o perímetro do bebedouro que deve atender um mínimo de 5 cm por cabeça.
O gado aprecia mais água morna e não água fria e de preferência uma água limpa.
Devemos lembrar que normalmente o gado vai todo ao mesmo tempo beber água e muitas vezes a reposição da água não é rápida e o fundo do rebanho acaba ficando sem beber ou bebendo menos.
Portanto como podemos ver os detalhes são vários e devemos nos atentar a todos, pois afinal ninguém merece passar sede. Certo????
Grande abraço.
Wagner Pires