Se você não está conseguindo bons resultados em sua propriedade, talvez esteja na hora de rever os caminhos que você está seguindo.
Procure conhecer outras propriedades e seus resultados, converse com técnicos, participe de palestras e dias de campo que com certeza irão mostrar-lhe novos caminhos.
Quando for a um evento deste, vá com a cabeça aberto para o novo e busque experimentar. Você não precisa implementar muitas coisas de uma só vez, de o primeiro passo.
A primeira coisa a fazer é você levantar seus números, seus índices zootécnicos, procurar apurar seu resultado financeiro e verificar suas entradas e saídas no caixa. Tome pé de todos seus problemas e busque soluções.
Seja rápido, não espere que um probleminha venha a se tornar um problemão.
Lembre-se sempre que você deve amar a sua atividade, mas deve ser frio em suas tomadas de decisão e dinheiro muitas vezes não combina com a emoção. O bom de tudo vem com o bom resultado financeiro.
É importante trabalhar, mas melhor ainda é trabalhar com planejamento. Portanto reserve um tempinho para se planejar. O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Quanto gastar?
Coloque tudo no papel e siga o planejado, se não conseguir cumprir o planejado, reveja o seu planejamento.
Tecnologia deve ser testada e avaliada, e inclusive adaptada.
Escutar um técnico ou um consultor é importante, mas é imprescindível casar a técnica a sua capacidade técnica e de seus funcionários.
Realizar controles é fundamental (chuva, horas de máquinas, gastos, consumo de produtos e ai vai), e controles não devem ficar esquecidos na agenda ou no fundo da gaveta. Discuta com sua equipe os seus controles e se pergunte “Não podemos ser mais eficientes? ”.
Se você der os primeiros passos e for persistente com certeza você vai chegar lá.
Boa sorte!
Wagner Pires