CATATEC 07.2019 – Soluções para Problemas Comuns na Pastagem

Ouça online dê o Play!

Prezados Amigos.

O Catatec de hoje é oferecido ao Júnior Fivela e ao Anísio, da fazenda Roma, em Palestina do Pará, onde estivermos semana passada.


Eles fizeram uma imponente reforma de pasto: trocaram de capim (foi um desafio muito grande), aplicaram herbicida em áreas que havia invasoras, até mesmo aplicação de helicóptero.


Também fizeram várias divisões de pastos para melhorar o manejo da pastagem. Ou seja, a fazenda Roma, está renovando-se. Porém, deram uma “escorregadinha” na formação do pasto. Contudo, algumas “rebolheiras”, não ficaram bem formadas, sem capim, etc... Devido ao trator esteira ter sido obrigado a retirar a camada fértil do solo, e isso, prejudicou o desenvolvimento inicial da Gramínea: atrasou na germinação; atrasou no desenvolvimento.


Isso é muito fácil de se resolver. Como fazer? Ora com 15 a 20 dias fica fácil perceber. Então, com uma bomba (mesmo que seja costal), você aplica um fertilizante folhear nessas “rebolheiras” para estimular o desenvolvimento da planta, para que possa igualar-se com as outras. Mas eles acabaram não fazendo isso, por isso, ficaram com diversas “rebolheiras” de capim mais novos espalhadas pela área formada.


Nessa situação, vem o medo de colocar o gado, pois esse capim ainda não enraizou o suficiente. Aí o gado, com certeza, irá retirar esse capim do solo. Por esse motivo, ainda há vários pastos que não estão sendo utilizados. É normal acontecer esses problemas, então quando acontecer, corrija rapidamente para que não venha a piorar.


Outro problema que eles relataram, é que há algumas áreas na fazenda, que estão necessitando de gado, porque diminuiu a área de pastejo esse ano, e o pasto não reagiu, está um pouco baixo. Então faça também um folhear nessa época do ano, para estimular a planta. Seria bom uma tacada de energia sob a planta, disponibilizar certa quantidade de nutriente para fazer a planta se desenvolver e se preparar para o período de seca.


O uso do folhear nesse determinado período do ano, não é possível visualizar, devidamente, o crescimento da planta. A planta fica mais verde, mas ela não cresce.
Isso acontece por que a planta entende que agora é o momento dela se preparar para o período de seca. Então, ela converte o nitrogênio recebido, em reservas, que serão utilizadas, justamente no período das secas. Por isso, o uso de folhear nesse período do ano é EXTREMAMENTE importante para a gramínea.


Um outro ponto que eu gostaria de atentar vocês, é que, é normal o capim sementear, a sementeira do capim ocorre mesmo que você faça um bom manejo. Ela depende especialmente da quantidade de luz que está recebendo. Logo após receber essas sementes, a gramínea para com seu desenvolvimento, por alguns dias, assim o crescimento fica comprometido.


O pecuarista não deve forçar o pasto, deve sim, colocar uma carga de animais adequada. Não se esqueçam, em diversas regiões do Brasil, já estamos caminhando para o final do período de chuva. É muito importante que agora, vocês comecem a dar uma aliviada na fazenda, procurem vender o gado mais pesado.

 

Grande abraço e até o próximo CATATEC.


Wagner Pires

Conheça o nosso CURSO DE PASTAGEM COMPLETO, você poderá fazer sem sair de casa ou da fazenda pelo seu computador. O curso mais completo feito até hoje.

circuito da pecuaria pecuaria sustentavel pastagem sustentavel logo
Atendimento:

Seg.-Sex. (08h às 18h)

wpires@circuitodapecuaria.com.br

www.circuitodapecuaria.com.br

Cel/Whats: 55 19 98112-5298

Fone: 55 19 3894-1865

Skype: wagnerpires1

Rua Ernesto Ferrari, 54
Jd. Explanada II
Indaiatuba/SP
CEP - 13335-585

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Passo a Passo - 10 Etapas