CATATEC 03.2019 Os Passos para uma Boa Formação de Pastagem

Ouça online dê o Play!

Os passos para uma boa formação de pastagem

 

1. Coletar amostra de solo.

A coleta deve ser feita em no mínimo 18 pontos diferentes, coletados em forma de zeg-zag a uma profundidade de 0 a 20 cm. Homogeneizar bem e encher 2 saquinhos de terra.

 

2. Primeira gradagem pesada ou intermediaria.

Esta primeira gradagem pode ser feita ainda no final do período das chuvas. A decisão se vamos usar uma grade pesada ou intermediaria irá depender da existência ou não de compactação no solo e de plantas daninhas a serem arrancadas.

 

3. Calcariar em função da análise de solo.

Na análise de solo vamos avaliar o que chamamos de SATURAÇÃO DE BASE, esta deve ser de no mínimo 30% para as Brachiarias e 60% para os panicuns, a relação Ca/Mg que deve estar em 3:1 e dependendo de como estiver esta relação vamos usar um CALCITICO, ou um MAGNESIANO, ou então um DOLOMITICO. Lembrando que o Calcário leva algo em torno de 40 a 60 dias para agir no solo após a primeira chuva.

 

4. Segunda gradagem.

Normalmente esta é feita em sentido cruzado com a primeira gradagem.
A segunda gradagem pode ser intermediaria.

 

5. Escolher uma cultivar adequada.

Na escolha da cultivar levar em consideração a topografia, fertilidade, outras gramíneas que temos em volta e do quanto pretendo intensificar.

 

6. Comprar semente de qualidade e de alta pureza.

Procure tirar informações sobre a qualidade e idoneidade da empresa que irá nos fornecer e procure sempre qualidade em primeiro lugar.

 

7. Aplicar a quantidade correta de semente.

A regulagem da plantadeira é fundamental e deve ser feita em função da marcha e velocidade do trator. Distribuir muita semente por metro quadrado é um erro, procure sempre seguir a recomendação técnica.

 

8. Adubação de plantio

A adubação de plantio é feita em geral com adubo Fosfatado e esta pode ser feita no momento do plantio como alguns dias após este.

 

9. Cobertura da semente.

A cobertura da semente poderá ser feita com um rolo compactador ou uma grade niveladora fechada. Evitar de enterrar muito a semente pois a germinação pode se perder.

 

10. Controle das plantas daninhas.

Aos 30 dias aproximadamente deveremos ter muitas plantas daninhas misturadas com a gramínea plantada. Nesta ocasião realizamos a aplicação de um herbicida para eliminar as plantas daninhas de folha larga que não irá prejudicar a gramínea plantada e pelo contrário elas irão se desenvolver mais rapidamente.

 

11. Primeiro pastejo.

A partir dos 60 dias ir realizando o teste do puxão nas pontas do capim e avaliar se as raízes já estão firmes. Quando isso ocorrer em toda a área entrar com um gado de hera mais leve somente para comer as pontas e depois retirar o mesmo para que a planta consiga perfilhar e rebrotar e 20 dias aproximadamente após pode colocar o gado.

 

Boa sorte e sucesso.

Wagner Pires

Conheça o nosso CURSO DE PASTAGEM COMPLETO, você poderá fazer sem sair de casa ou da fazenda pelo seu computador. O curso mais completo feito até hoje.

circuito da pecuaria pecuaria sustentavel pastagem sustentavel logo
Atendimento:

Seg.-Sex. (08h às 18h)

wpires@circuitodapecuaria.com.br

www.circuitodapecuaria.com.br

Cel/Whats: 55 19 98112-5298

Fone: 55 19 3894-1865

Skype: wagnerpires1

Rua Ernesto Ferrari, 54
Jd. Explanada II
Indaiatuba/SP
CEP - 13335-585

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Passo a Passo - 10 Etapas