CATATEC 036 - O uso de Capineiras

Ouça online dê o Play!

Capineiras, mitos e cuidados.

Capineira é uma técnica de conservação de forragens para o uso em momento mais oportuno, consiste em plantarmos uma área não muito grande com gramíneas de alta produtividade como as gramíneas abaixo:

Capim Elefante - Pennisetum purpureum, neste grupo temos diversas cultivares, como o Camerum, Paraiso e alguns materiais recentemente lançados pela EMBRAPA, como o BRS – Capiaçu.

O problema que enxergo é que para valorizar os materiais muitos técnicos estão recomendando que se corte a planta com uma altura maior do que o recomendado, pois desta forma o volume é superior ao normal.

É muito importante que se avalie a qualidade do conteúdo.

imagemcatatecboaemaqualidade

Quando a planta começa apresentar uma folha seca na parte inferior, a planta já atingiu o seu ponto ideal e deve ser cortada, pois a partir daí vai morrer uma folha mais velha para permitir assim o surgimento de uma folha nova.

Neste momento a planta deve ser cortada para o trato do rebanho e caso não se necessite deste material a mesma deverá se ensilada para futuramente ser aproveitada.

capimelefante

O momento ideal para que a planta seja pastejada é o momento ideal para que ela seja cortada.

É recomendável que ela seja cortada rente ao solo pois assim a rebrota será mais rápida e vigorosa. 

É muito importante que o pecuarista fique atento a adubação da capineira pois em geral os elefantes são muito exigentes em fertilidade e é importante lembrar que ele estará extraindo 100% da planta e não 50% como preconizamos em pastagem.

Gosto muito mais do corte mecânico feito todo o talhão de uma só vez, do que o corte diário, pois assim evitamos com que se entre diariamente na capineira e provoque danos mecânicos na soqueira.

É muito importante se avaliar o custo de colheita e perdas com transporte e operações de distribuição no cocho para o rebanho.

Muitas vezes o barato pode sair muito caro, fique atento.

Grande abraço.

Wagner Pires

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Conheça o nosso curso de pastagem digital, você poderá fazer sem sair de casa ou da fazenda pelo seu computador. O curso mais completo feito até hoje.

O melhor custo benefício.

circuito da pecuaria brasil logoAtendimento:
Seg.-Sex. (08h às 18h)

wpires@circuitodapecuaria.com.br

www.circuitodapecuaria.com.br

Cel/Whats: 55 19 98112-5298

Fone: 55 19 3894-1865

Skype: wagnerpires1

Rua Ernesto Ferrari, 54
Jd. Explanada II
Indaiatuba/SP
CEP - 13335-585

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Passo a Passo - 10 Etapas