CATATEC 022 - Quando retirar o gado do pasto e quanto tempo de descanso dar ao pasto

Ouça online dê o Play!

Quando o gado entra no pasto a primeira coisa que ele faz é dar uma volta para um reconhecimento. O gado tem por habito sempre andar em grupo.

 

O gado tem por habito pastorear caminhando, na hora em que ele pega o capim ele faz isso através da língua, fazendo um feixe e levantando a cabeça para romper o feixe.

 

O gado caminha todo o pasto colhendo o capim, é importante lembrar que o gado vai ao bebedouro pelo menos 5 vezes ao dia. Portanto se o fundo do pasto for muito distante da água é possível que o gado acabe não indo lá ou indo menos vezes e assim ira comer menos capim nesta região.

 

O pecuarista no momento de retirar o gado de um pasto deve obrigatoriamente deixar 50% de folhas de sobra. Esta sobra de folhas irá contribuir com a Fotossíntese que por sua vez é responsável pela produção de açúcar para a planta.

 

Esta sobra de folha também é importante como tecido de reserva, pois a planta irá retirar os nutrientes desta folha mais velha e conduzir este para as folhas mais jovens. Portanto esta folha será usada como um tecido de reserva.

 

A folha depois de sugada nutricionalmente pela própria planta acaba por morrer e transformar-se em um manto de palhada sobre o solo, protegendo o mesmo das chuvas e e também do excesso de evaporação de água do solo.

 

Durante o período das chuvas o capim cresce muito rápido e não consegue armazenar nutrientes. No final das águas a gramínea começa a rebrotar mais lentamente, o normal é a planta produzir nas águas 70% da sua massa verde do ano e na seca 30%.

 

O pecuarista deve quando vai entrando na seca ir diminuindo o excesso de animais para não prejudicar o pasto. Isso é muito importante para não se estragar o pasto.

 

Vamos ficar atentos, pense nisso.

 

Grande abraço.

 

Wagner Pires.

Conheça o nosso curso de pastagem digital, você poderá fazer sem sair de cada ou da fazenda pelo seu computador. O curso mais completo feito até hoje.

O melhor custo benefício.

circuito da pecuaria pecuaria sustentavel pastagem sustentavel logo
Atendimento:

Seg.-Sex. (08h às 18h)

wpires@circuitodapecuaria.com.br

www.circuitodapecuaria.com.br

Cel/Whats: 55 19 98112-5298

Fone: 55 19 3894-1865

Skype: wagnerpires1

Rua Ernesto Ferrari, 54
Jd. Explanada II
Indaiatuba/SP
CEP - 13335-585

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Passo a Passo - 10 Etapas