CATATEC 020 - O perigo do fogo

Ouça online dê o Play!

O perigo do fogo.


O fogo é uma pratica muito usada na agricultura e pecuária a desde o início da história da agricultura, porém é comprovado que o fogo causa mais prejuízo do que benefício. É comum o seu uso por parte de pecuaristas quando manejam de forma errada seus pastos e estes ficam passados e com grande incidência de talos.


Muitos pecuaristas acham que o fogo ajuda no rebrote do pasto no final da seca e início das chuvas, aparentemente isto é verídico, porem o que os pecuaristas não observam é a diferença de um pasto queimado e um não queimado.


O fogo destrói a MATÉRIA ORGÂNICA, sendo que é ela é a grande fonte de Nitrogênio do solo, além de permitir uma maior e melhor vida biológica para o solo, existem estudos em que 10 ha de pasto queimado a perda de matéria orgânica é equivalente ao valor de um boi.


O fogo pode sair fora do seu controle e queimar matas, cercas, áreas de vizinhos e instalações, ressecando o solo a infiltração da água fica comprometida e a água passa a correr morro abaixo provocando erosão.


Existem estudos que mostram que um pasto bem formado e manejado pode perder aproximadamente 200 kg/ha de Nitrogênio, 40 kg/ha de Potássio, 400 g/ha de Fósforo, 100 kg/ha de Cálcio, 18 kg/ha de Magnésio, 14 kg/ha de Enxofre e 600 g/ha de Sódio. Por isso que o pasto entra em degradação.


O fogo pode ajudar inicialmente na rebrota, porem depois o solo entra em degradação ficando com a rebrota mais lenta e dando espaço para as invasoras.


O fogo mata os ovos de cigarrinha, porem eliminam também os inimigos naturais e a pastagem pode voltar a ser atacada novamente. A mesma situação ocorre com as plantas daninhas onde morre a parte aérea mas as raízes voltam a brotar e muitas sementes de invasoras tem a sua dormência quebrada e germinam de imediato.


DICAS PARA UMA QUEIMA CONTROLADA:


1. Obter autorização do IBAMA.


2. Avisar os vizinhos que vai queimar uma área.


3. Observar as condições climáticas.


4. Evitar horas de vento.


5. Dividir a área à ser queimada em talhões menores.


6. Eliminar materiais combustíveis.


7. Vigilância permanente.


8. Equipamentos adequados e à mão.


9. Observar o terreno.


10. Fazer aceiros, principalmente junto as cercas.

 

Reflita sobre tudo isso e vamos abandonar o fogo.

 

Espero que tenha gostado deste CATATEC, mande suas dúvidas para nós.

 

Grande abraço.

 

Wagner Pires

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Conheça o nosso curso de pastagem digital, você poderá fazer sem sair de cada ou da fazenda pelo seu computador. O curso mais completo feito até hoje.

O melhor custo benefício.

circuito da pecuaria pecuaria sustentavel pastagem sustentavel logo
Atendimento:

Seg.-Sex. (08h às 18h)

wpires@circuitodapecuaria.com.br

www.circuitodapecuaria.com.br

Cel/Whats: 55 19 98112-5298

Fone: 55 19 3894-1865

Skype: wagnerpires1

Rua Ernesto Ferrari, 54
Jd. Explanada II
Indaiatuba/SP
CEP - 13335-585

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Passo a Passo - 10 Etapas