CATATEC 013 – O primeiro pastejo

Ouça online dê o Play!

Quando realizamos o plantio dentro das devidas técnicas, inclusive adubação de plantio, com 60 a 70 dias após a germinação a gramínea encontra-se com uma altura de aproximadamente 60 a 80 cm, só que ainda não concluiu a sua formação total, pois
não perfilhou.

Nesse momento, realizamos o que chamamos de primeiro pastejo, ou seja, um pastejo muito mais voltado para a complementação da formação da gramínea do que a nutrição dos animais.

Esse corte será realizado somente nas pontas da gramínea, retirando-se assim os animais. Com esse corte temos o perfilhamento da planta, concluindo assim, a formação da pastagem, e dentro de 30 a 35 dias depois, a planta estará pronta para o pastejo normal.


No passado, os pecuaristas tinham como hábito deixar a pastagem reservada até o momento em que ela produzisse sementes; esse procedimento era feito com o objetivo de ajudar no processo de formação, mas é sabido que, com isso, temos um grande prejuízo para a pastagem e com o rebanho, pois, quando se colocava o rebanho, os níveis de proteína do pasto já haviam caído bastante, e a palatabilidade ficava totalmente comprometida.

Além disso, como a gramínea encontrava-se muito grande, com a entrada do rebanho, ela ia sendo acamada e pisoteada e surgia assim um volume demasiado de matéria morta a ser decomposta.

Essa decomposição é realizada por microrganismos que, para se multiplicar, retiram nitrogênio do solo, gerando um déficit desse nutriente tão precioso para a gramínea. Posteriormente, após a decomposição e mineralização da matéria orgânica, temos o retorno do nitrogênio, mas, por um bom tempo, a planta apresenta sintomas de deficiência desse elemento, o que compromete o seu crescimento e desenvolvimento.


Para saber o momento correto de colocar o rebanho, realizamos uma simulação com a mão, puxando um feixe de capim; se a planta não for deslocada com a raiz, já está no momento do primeiro pastejo.


Após este primeiro pastejo a planta desenvolve o seu sistema radicular e perfilha e com 25 a 30 dias estará completamente pronta para ser realmente pastejada.


Desta forma estará concluído o plantio da pastagem.

 

 

Conheça o nosso curso de pastagem digital, você poderá fazer sem sair de cada ou da fazenda pelo seu computador. O curso mais completo feito até hoje.

QUERO VER OS CURSOS!

O melhor custo benefício.

circuito da pecuaria brasil logoAtendimento:
Seg.-Sex. (08h às 18h)

wpires@circuitodapecuaria.com.br

www.circuitodapecuaria.com.br

Cel/Whats: 55 19 98112-5298

Fone: 55 19 3894-1865

Skype: wagnerpires1

Rua Ernesto Ferrari, 54
Jd. Explanada II
Indaiatuba/SP
CEP - 13335-585

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Passo a Passo - 10 Etapas