Ouça online dê o Play!
Durante o ano temos 2 épocas distintas, o período das chuvas e o da seca e o comportamento e os níveis de produção das gramíneas são um tanto diferentes. Na época das chuvas a planta tem o seu maior crescimento, pois conta com altos níveis de luminosidade, temperatura e umidade, neste período ela produz 70% da produção do ano e no período da seca 30%.
Nesta época em virtude de sua grande atividade a gramínea não consegue armazenar tecidos de reserva (açúcares e carboidratos principalmente), portanto é imprescindível que não se permita que o rebanho rebaixe muito o pasto e muito menos que corte a gema apical. Este tecido é responsável pela rebrota da folha.
O ideal é que o rebanho não fique mais do que 7ª 10 dias dentro do piquete ou pasto, pois mais do que isso a planta que foi pastejada no primeiro dia já estará com mais de 14 cm e poderá ser facilmente cortada pelos bovinos e desta forma a gema apical poderá ser cortada.
Normalmente a planta retorna a sua altura de pastejo com 25 a 30 dias dependendo da cultivar, nível de fertilidade e umidade e região do pais, quando a gema apical é cortada ela pode levar até 90 dias e ai o pecuarista perde a oportunidade de ganho.
Quando retiramos o rebanho do pasto deve-se deixar uma sobra de algo em torno de 50 % de folhas, estas iram rapidamente realizar fotossíntese e voltar a sua altura ideal. Isso não é prejuízo, pois acaba sendo uma fonte de reserva para a planta e servindo de matéria orgânica posteriormente para o solo.
Sem falar que um pasto que rebrota rapidamente ele evita a infestação de plantas daninhas.


Conheça o nosso curso de pastagem digital, você poderá fazer sem sair de cada ou da fazenda pelo seu computador. O curso mais completo feito até hoje.
O melhor custo benefício.